28 janeiro 2010

Amendoas!!! (Finalmente!)


HISTORIA DAS AMENDOAS (confetti)
As amendoas sempre foram sinonimo de PROSPERIDADE, FELICIDADE E ABUNDANCIA.
Na antiguidade eram os convidados a presentear os esposos com amendoas, nozes e frutas secas. No periodo Romano, para festejar nascimentos e casamentos se usava jogar “bombons” de amendoas recobertos com mel e farinha.
A producao de amendoas como conhecemos hoje (revestidas com açucar) comecou em 1400, com a descoberta das Indias e a importaçao do açucar. Na cidade de Sulmona, na provincia de Aquila (Italia) foi inventada a tecnica de confeitar as amendoas utilizando o açucar proveniente do oriente. Apartir de entao, oferecer amendoas aos convidados mais ilustres virou tradicao nas familias nobres; era considerado a conclusao ideal de cada grande almoço, graças ao prestigio atribuido e ao alto valor economico dos docinhos.
A literatura francesa do sec. XIV cita amendoas (confetti) ao sabor de rosa e violeta e narra ainda, que eram muito apreciadas por Napoleao e Luis XIV….
A produçao industrial ,no final do seculo XIX, permitiu que as amendoas se tornassem mais baratas e menos preciosas: o que era luxo ficou acessivel à todos. Desde entao, caixinhas e saquinhos com confetti se tornaram lembrancinha obrigatoria para ocasioes especiais, nao so’ casamentos, mas também primeira comunhao, crisma, batizado, formatura e bodas…
O USO DAS AMENDOAS NOS CASAMENTOS
  As amendoas tem uma simbologia especial nos casamentos: As duas metades da amendoa, que o açucar mantem juntas, representam a uniao do casal.
Na Italia, as amendoas sao indipensaveis e insubstituiveis no casamento. Os noivos preseteiam seus convidados com saquinhos de tules ou de renda com numero IMPAR (INDIVISIVEL COMO O CASAL) de amendoas. Dizem que o ideal sao cinco amendoas, elas representam as qualidades que nao devem faltar na vida dos noivos:
*FELICIDADE *SAUDE *LONGEVIDADE *RIQUEZA *FERTILIDADE
Por aqui, a tradiçao preve que sejam os noivos à levarem a mesa de seus convidados a lembrancinha, logo apos o corte do bolo. Hoje em dia, è muito comum ver a “CONFETTADA”; uma mesa com amendoas dos mais variadas  sabores (chocolate, frutas, pistache, rum, café) dispostas em vasos de vidro, com saquinhos para que cada um se sirva à vontade.


E’ tambem usual, presentear todos aqueles que nao participaram fisicamente do casamento (convidados que nao puderam ir; colegas de trabalhos, vizinhos e conhecidos que nao se pode convidar) com saquinhos de amendoas assim que os noivos retornam da lua-de-mel. Acho educadissimo, super querido e confesso que fico super feliz quando ganho saquinhos de amendoas."
AH!!! Se voce se casar por aqui, corre o risco de ganhar chuva de confetes na saida da cerimonia!!!
Porta bene!

10 comentários:

Thais disse...

Manu, sobre os saves, eu vou pro pessoal de Bh lah pra marco (9 meses antes). Pros europeus jah mandei esse mes. E to pensando em ate mandar pro povo do Rio, mas como tenho que mandar fazer mais, vai ficar pra mais pra frente, mas no maximo mando 6 meses antes.
bjin

Ju disse...

Manu,

amei a idéia das amendoas, me falaram que cobertas de chocolate são uma perdição!

Pensei em colocar em saquinhos coloridos mesmos, como seu fosse uma trouxinha, de várias estampas difererntes. Acho que ficaria uma graça!!

beijocas, ju

Thais disse...

Manu, nao sabia que tinha que ser um numero impar, achei legal essa tradicao. Vou ver se coloco tambem!!
bjos

Mayra disse...

Olá, estou te linkando tbm!
Adorei a idéia de usar as amendoas como decor, nunca tinha visto e tbm adorei ve-las coloridas!
Bjos

Manu Andrade disse...

Ju,

as com chocolate sao tudo de bom!!! Foi a que levamos pros nossos colegas de trabalho qndo nos casamos aqui e eram mto melhores que as tradicionais do casamento!!! Eles se deram bem!!! ;)

Outros sabores eu ainda nao experimentei...

Manu Andrade disse...

Thais,

eu achei uma graca o significado das amendoas... principalmente a parte do indivisivel... ;)
Acho uma lembrancinha bacana e da' pra entrar no DIY!!! ;)

leticiafumis disse...

Oi Manu!!!!

Ai querida, te enchi por causa do post e quase que naum consigo vir até aqui!!!! Sorry!

Então são 5!!! Achava que eram 3! Mas adorei o lance das amendoas unidas pelo açúcar...que doce!

Bjux!!

Larissa Fumis disse...

Ai ai...
meu casamento vai ter amendoas de novo... ja conhecia a historia...
mas é sempre bom recordar...

e serio... vc preferio a de chocolate?!?!
eu gosto das originais... hehe

e verdade... aqui é amendoa pra tudooo... perto da minha casa tem uma confeitaria e sempre tem amendoas na vitrine (ou de casamento, bodas de ouro, formatura, nascimento... e elas tem cores diferentes pra cada ocasiao... heeh)

bacio!
(até o proximo post)

Manu Andrade disse...

Laris, vou levar amendoas daqui pro meu casamento no BR... fica como lembrancinha pro SOMETHING ITALIAN...

E' impressionante como eles usam amendoas pra td, neh? Tem ate' na formatura (cor vermelha), hehehe!!!

Depois dessa historia td fiquei louca pra conhecer a cidade de Sulmona, dizem que a cidade cheira a amendoas e tem tipos bem diferentes q agente nem ve por aqui... so, q Abruzzo e' meio fora de mao, hehehe!

:)

Fernanda Passos disse...

Oi, Manu!!
Amei seu blog! Ainda não consegui ler mto, mas já vi palavrinhas em italiano, referências...vc vai se casar com italiano??
Meu noivo é italianinho tb! Quer dizer, neto de italianos, mas segue as tradições, parla com os avós, é uma graça!
No nosso casmaento ele tb fez questão das amêndoas. Acho que não terão só 5, mas faço questão do número ímpar.
Vamos colocar só branquinhas, acho fofas! Mas adorei a idéia de várias cores e sabores.

Já estou seguindo seu blog, viu! Adorei a dica da doação tb! Mas na atual situação, noivão desempregado e tal, acho que quem está precisando de doações somos nós! hahaha...

Espero que passe mais vezes pelo blog!

Beijão!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails